A LIÇÃO DA PACIÊNCIA


Em visita ao Chico, dele ouvimos a seguinte História, que contamos com nossas palavras, sempre sujeitas a alguma modificação, mesmo não intencional:

Um homem bom, religioso, trabalhador do campo, implorou à Virgem Santíssima, que lhe determinasse algum sacrifício, para que pudesse comprovar seu devotamento.

Tanto pediu, que certo dia a Virgem lhe apareceu durante a oração.

Extasiado, ouviu da Virgem:

_ Meu filho. Agradeço as orações e louvo seu pedido. Realmente preciso de você. Existe uma cabra selvagem, que habita as montanhas, distante algumas léguas deste local. Nega-se a obedecer ou seguir qualquer ordem e não tem amigos nem entre os animais. Hostil, invade pastos, agride outros bichos e pisoteia as hortas, levando prejuízos aos sitiantes. Peço que você a busque e a domestique.

_ Senhora. Não poderia negar Vosso pedido. Vou buscá-la hoje mesmo.

Saiu então, levando uma corda e, na mata indicada, laçou o animal. Arrastou-a por todo o percurso, visto que ela não cedia. Amarrou-a na coluna do caramanchão e passou a tratá-la como um animal de estimação, alimentando-a com  fartura e tratando-a com carinho.

Muitas vezes por distrair-se, levava fortes chifradas. Algumas ocasiões, ela arrebentava a corda e fugia. Logo vinham as cobranças dos prejuízos causados à vizinhança, que ele era obrigado a ressarcir.

Após dez anos deste convívio, distraído, foi chifrado pelas costas e machucou-se. Indignado, conversou com a cabra: - Nossa Senhora que me perdoe, mas você não tem mesmo jeito. Fiz o que pude, no limite de minhas possibilidades.

Assim, pegou a cabra e a levou de volta às montanhas , no mesmo local onde a laçara.

Voltou desolado, pois, não conseguira atender um pedido tão Superior.

Após dua shoras de caminhada de volta, ao chegar próximo de casa, ouviu um barulho no mato. Curioso, foi investigar e, qual foi sua surpresa ao ver que a cabra o seguira, embora mantendo pequena distância, pelo caminho todo.

Ao final, arremata Chico:

_ " Embora ele não tivesse percebido, já havia criado laços de afeto...   Às vezes, convivemos com pessoas arredias, filhos, parentes difíceis, e lhes dedicamos nossa amizade, nosso carinho, nosso apoio e não conseguimos notar mudanças no comportamento nesta pessoa. Nem leve sinal de aproximação. Mas, eles estão registrando nossas ações. Estão se afeiçoando a nós e, se tivermos paciência, num tempo certo, mais maduras, estas sementes, começarão a germinar, premiando nossas melhores intenções. É um grande exercício da paciência e fé". 

Natalino

( Do Informativo Espírita " Os Mensageiros" )















































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog