ERROS DE PORTUGUÊS E SUA CARREIRA


 Cada vez mais é exigido o conhecimento e domínio de outros idiomas para sustentar e crescer na carreira profissional. Hoje em dia, pais se preocupam com o aprendizado do inglês e na medida do possível já procuram inclusive escolas bilíngues para os primeiros passos na vida escolar, já contando com o futuro profissional de seus filhos.
Porém tão importante quanto conhecer e dominar outro idioma se faz necessário o conhecimento do seu idioma nativo, no nosso caso o português. Saber se expressar corretamente, escrever com domínio da gramática, concordâncias, conjugação do verbo, grafia é um grande desafio.
É dito pelos selecionadores de pessoal que cerca de 40% dos candidatos reprovados, os principais motivos estão na prova escrita e na entrevista, por conta de erros gravíssimos de português. Há realmente um descaso com o nosso idioma e nos últimos tempos o grande vilão dessa história é a internet, que tem uma linguagem própria, cheia de códigos, o que vicia na escrita e até na fala, principalmente os jovens.
Mas claro que isso deve ser repensado e modificado, devemos nos policiar ao escrever relatórios, e-mails e mensagens instantâneas, principalmente no ambiente de trabalho.
Dica: procure manter a mesma postura do português correto nestes textos e o mais importante, revisar sempre e ler bastante, a sua linguagem escrita e falada faz parte do seu cartão de visitas, capriche.
( Rosângela Casseano é Psicóloga, Hipnoterapeuta, Master em PNL e Personal Coach > www.sucessoecarreira.com.br)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog